A Pesca Artesanal

Através de uma pesca mais selectiva e menos invasiva,
garantimos uma exploração sustentável dos nossos recursos naturais.

Os associados da ArtesanalPesca dedicam-se exclusivamente à pesca artesanal.

A pesca ao Peixe-Espada Preto é exercida com o Palangre de profundidade, e é dirigida especificamente a esta espécie. Esta é uma arte de pesca passiva, sendo considerada uma das mais selectivas, e logo com menor impacto no meio ambiente, ao contrário de outras menos selectivas e mais nocivas para o ecossistema marinho. O uso da Sardinha ou Cavala inteira como isco, garante que praticamente não se capturam peixes juvenis.

A ArtesanalPesca é reconhecida pelo Peixe-Espada Preto, mas também tem associados que usam outras artes de pesca artesanal. Assumem maior relevo os que se dirigem a espécies como a Sardinha, Carapau, Cavala ou o Polvo.

No caso do pequenos pelágicos (Sardinha, Carapau e Cavala) são utilizadas redes de cerco, e as embarcações são normalmente denominadas de “cercadoras” ou traineiras.

A pesca do Polvo é feita com as artes de Armadilhas (Covos) e dos Alcatruzes, que são artes passivas e muito pouco agressivas.

O nosso objectivo é alargar a nossa estratégia de comercialização a outras espécies e a outras artes de pesca artesanais portuguesas, valorizando os produtos do mar, dignificando os pescadores artesanais e garantindo a sustentabilidade dos recursos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ArtesanalPesca – Organização de Produtores de Pesca, C.R.L.
Porto de Pesca de Sesimbra – Apartado 50 / 2971-909 Sesimbra

Tel (+351) 212 280 207
Fax (+351) 212 280 479