Polvo, Sardinha, Carapau e Cavala
de Polvo, Cavala, Sardinha e Carapau, muito apreciados no mercado nacional.
Polvo
O Polvo é um molusco marinho que possui oito braços com fortes ventosas, dispostos à volta da boca. Tal como os restantes cefalópodes, o Polvo tem um corpo mole, sem esqueleto interno ou externo. Os Polvos são predadores e alimentam-se de peixes, crustáceos, e outros invertebrados. Possuem como mecanismo de defesa a capacidade de largar tinta, a camuflagem, e a autonomia dos seus braços.
O Polvo é, em quantidade, a quarta especie mais pescada em Portugal, sendo uma das especies com maior valor económico.
Sardinha
As Sardinhas, muito apreciadas pelos portugueses, são peixes da família Clupeidae, geralmente de pequenas dimensões (10 a 15cm de comprimento). Caracterizam-se por possuir apenas uma barbatana dorsam sem espinhos, barbatana caudal bifurcada e boca sem dentes e de maxilar curto, com as escamas ventrais em forma de escudo. A Sardinha é uma das espécies mais importantes capturadas pela frota nacional.
Carapau
Carapau é a designação dada a várias especies de peixes de pequeno tamanho da família Carangidae. Estes são caracterizados por um corpo fusiforme, uma linha lateral terminada por escamas em forma de escudo, e uma camada de músculo vermelho na zona lateral do corpo. São peixes pelágicos que formam normalmente grandes populações e têm grande valor nutritivo e comercial.
Cavala
A Cavala é uma das especies mais abundantes na costa portuguesa, a par da Sardinha e Carapau, mas sempre teve menos valor e é menos utilizada na nossa gastronomia. No entanto, esta é muito rica em gorduras saudáveis, é fácil de preparar e é também muito utilizada na indústria conserveira. Este peixe de porte médio, escamas pequenas, cabeça ponteaguda e barbatanas pouco desenvolvidas, vive desde a superficie até aos 120m de profundidade.
ArtesanalPesca – Organização de Produtores de Pesca, C.R.L.
Porto de Pesca de Sesimbra – Apartado 50 / 2971-909 Sesimbra, PT
Tel (+351) 212 280 207 Fax (+351) 212 280 479